Pular para conteúdo


O APRENDE (Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento) é uma iniciativa do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará e é parte integrante do “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento Cognição e Ensino”. Fundado em abril de 2012, suas atividades são desenvolvidas nas dependências do Prédio 1 do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, no campus universitário do Guamá (Belém, Pará), sob a coordenação do prof. Dr. Romariz Barros e do Prof. Dr. Carlos Souza, com o engajamento de outros pesquisadores da unidade (Prof. Dr. Grauben Assis e Prof. Dr. François Tonneau), além de estudantes de graduação (curso de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento).

O APRENDE é uma proposta de ensino, pesquisa e extensão voltada para (1) a formação, nos diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado), de profissionais com experiência em pesquisa e atendimento a crianças do com atraso no desenvolvimento cognitivo; (2) a pesquisa básica sobre ensino de repertório discriminativo; (3) a pesquisa aplicada sobre variáveis relativas a procedimentos de intervenção e (4) o atendimento a crianças com atraso no desenvolvimento cognitivo, em especial as diagnosticadas com autismo.

O projeto conta com a parceria de profissionais do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e da ONG Amora (www.ongamora.org). O APRENDE conta com apoio financeiro de agências de financiamento de pesquisa e formação de pessoal como CNPq, CAPES, FAPESPA.



galeria de fotos:

parceiros